O treinamento personalizado vem conquistando espaço cada vez maior entre os alunos. Entre os adeptos estão também aquelas pessoas que não gostam de ir à academia, preferindo treinar em parques, na praia, ou até mesmo em casa. Uma dificuldade, entretanto, é a falta de equipamentos adequados para o trabalho correto de todos os músculos.
Para esse público, o TRM ou Treinamento Resistido Manual aparece como uma alternativa extremamente atraente pois oferece flexibilidade, comodidade e - o mais importante – eficiência, já que “os resultados são semelhantes aos do treino de força”, afirma Cauê Vazquez La Scala Teixeira, autor do livro “Treinamento Resistido Manual: a musculação sem equipamentos” (Editora Phorte), a primeira publicação brasileira a abordar o tema.
A flexibilidade oferecida pelo Treinamento Resistido Manual vem do fato de que sua prática não depende de aparelhos de musculação, pesos ou anilhas. Todos esses equipamentos são substituídos por um companheiro de treino ou, no caso, pelo personal trainer. É ele que, ao impor resistência, emula a carga que o exercício exige.
Vantagens do Treinamento Resistido Manual
Dentre as muitas vantagens oferecidas pela técnica, o Prof. Cauê destaca o fato de que “como a resistência não depende da força da gravidade, o aluno não precisa mudar de posição cada vez que muda um exercício”, acrescentando que “neste caso, quem faz essas variações é o personal trainer, que pode direcionar a resistência em qualquer sentido”, completa.Outra vantagem é que, devido à possibilidade de rápido ajuste na resistência e na velocidade, o Treinamento Resistido Manual é uma boa opção na recuperação de indivíduos lesionados e/ou na prevenção de lesões.
Esses e dezenas de outros aspectos serão abordados na palestra “Musculação sem equipamentos: treinamento resistido manual (TRM)” que o Prof. Cauê irá apresentar na próxima sexta-feira, 23/03, durante o 6º. Congresso Brasileiro de Personal Training.
Apesar de o Treinamento Resistido Manual ser também bastante útil e aplicável em situações em que há grande concentração de alunos porém pouco ou nenhum equipamento de musculação disponível (educação física escolar, ginástica laboral, ginástica coletiva, atividades recreativas), o Prof. Cauê vai focar sua apresentação especificamente na atividade do personal trainer, explicando os conceitos, diretrizes e aplicabilidade do método, suas vantagens e limitações, com exemplos de diversos exercícios.
Serão abordadas, ainda, estratégias para oferecer resistência nas situações em que o aluno ou companheiro de treino é maior ou mais forte. “Nesse caso, deve-se explorar os exercícios unilaterais”, explica o palestrante. “Vou demonstrar as técnicas de aplicação de resistência, a posição de vantagem mecânica para cada exercício”.
Sobre o Congresso Brasileiro de Personal Training
O 6º. Congresso Brasileiro de Personal Training acontece de 23 a 25 de Março, das 8 às 18hs, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 - São Paulo – SP).
Com uma intensa e variada programação de palestras e cursos, destaque para a presença, entre os convidados internacionais, do treinador norte-americano Chad Waterbury, um dos principais personal trainers da atualidade, que fará duas palestras. Durante o evento acontecerá também a entrega da 2ª edição do Prêmio Personal Trainer do Ano.
Inscrições e informações: http://www.alliancefitness.com.br/cbpt/congresso/6nd/
Fonte : www.educacaofisica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário